Inserir legendas permanentemente num AVI

Neste Guia vamos tentar explicar a inserção de Legendas permanentes num filme, nota que este guia é destinado a pessoas que já tenham aluma expriencia em trabalhar com DivX, pelo que só vamos tratar de certos  aspectos relativos ao  manuseamento deste formato, estes  serão apenas indicados e não explicados.

Software necessário:

SSA Script Converter e plugin Subtitler (para o Virtual Dub).
Estes softwares devem estar devidamente instalados.

Caso não tenha o Virtual Dub pode fazer o Download do programa Aqui.

Tem aparecido muita gente a perguntar como por legendas num filme em DivX que já se tem, mas sem ser através de um ficheiro à parte, usando um leitor para esse efeito.

É possível adicionar legendas a um filme DivX, sacado da net por exemplo, deixando as legendas no próprio AVI, mas aviso desde já que os resultados finais podem não ser muito agradáveis já que o video tem de ser de novo processado.

Em primeiro lugar é necessário ter óbviamente o DivX ao qual se pretende adicionar legendas e o ficheiro de legendas no formato Sub Rip (.srt). É absolutamente indispensável que as legendas estejam neste formato e que estejam sincronizadas com o filme usando um programa do género do Micro DVD.

Vamos converter as legendas do formato SRT para o formarto SSA (Sub Station Alpha) usando o SSA Script Converter:

Depois de convenientemente instalado, corremos o programa e obtemos a seguinte janela:

Em Source Filename vamos escolher o ficheiro .SRT a ser convertido, e em Target Filename escolhemos o nome do novo ficheiro a criar.

Em Subtitle Font Format vamos escolher as propriedades da fonte. (Lembro que as legendas vão fazer parte da imagem e portanto o que for escolhido agora não poderá ser alterado mais tarde). Eu aconselho o uso de Arial, 16 a 20 pontos e em Bold. Basta carregar no botão [...] para alterar as propriedades.

Em Subtitle Color Format vamos escolher a cor em que as legendas irão aparecer. Aconselho Branco ou Amarelo.

Em Margin/Aligment vamos configurar a posição da legenda no filme. Aconselho escolher a opção C para ficar o texto centrado e usar em Bottom 10 pixels.

Todas estas configurações dependem do gosto pessoal de cada um... Até podes gostar de ver as legendas em cor de rosa e mesmo no meio do ecrã em tamanho 72...

Basta agora fazer Convert e temos as legendas no formato Sub Station Alpha.

Vamos agora com o nosso já conhecido Virtual Dub abrir o ficheiro AVI ao qual pretendemos adicionar as legendas. Deverá estar instalado o plugin Subtitler para este programa disponível na secção de Software.

Depois de termos o AVI aberto vamos a Video, Filters, Add... e escolhemos o Subtitler do Avery Lee, fazemos OK e temos a seguinte janela:

Carregamos em [...] e escolhemos o ficheiro que tinhamos criado à pouco. A opção Enable software text antialiasing se estiver seleccionada vai fazer com que seja aplicado um efeito de "smooth" nas letras. Com a opção inactiva as letras ficam com contornos bem definidos. Podemos carregar em Show Preview para vermos o efeito final:

Agora vem a parte desagradável de todo o processo. Para que o filtro seja aplicado no filme, em Video tem de estar seleccionada a opção Full Processing Mode, o que nos obriga a ir a Video, Compression e escolher o codec DivX e a bitrate desejada. Resultado final: Um DivX comprimido de novo em DivX.... (Se não percebeu, desista... este How-To é destinado a pessoas com expriência em rip de DVD para DivX e que estão habituadas a trabalhar com o Virtual Dub).

Para o Audio temos obviamente AVI Audio e Direct Stream Copy, para mantermos o que já temos no AVI sem estragar mais.

Basta agora fazer Save Avi e esperar que chegue ao fim...